O que é e como devo apresentar meu exame de qualificação

O exame de qualificação é um exame obrigatório para todos os alunos de pós-graduação da USP. O aluno tem o PRAZO DE ATÉ 1 ANO, contando da data da sua matrícula no Programa, para se inscrever para o exame de qualificação. A realização e a aprovação nesse exame são exigências para que o aluno não seja desligado do curso de pós-graduação.

O exame de qualificação tem como objetivo principal avaliar a maturidade do aluno em relação à área em que está trabalhando e ao seu projeto de pesquisa.

Para fazer a inscrição para o exame de qualificação, o aluno deve comparecer à Secretaria do MP EM ATÉ NO MÁXIMO 1 ANO APÓS SUA MATRÍCULA no Programa, sob o risco de ser excluído da pós-graduação se perder esse prazo. Após sua inscrição, o aluno terá até 60 dias para se submeter ao exame. Ao fazer a inscrição o aluno deverá entregar numa folha padronizada a sugestão dos nomes para comporem sua banca de avaliação. O aluno e seu orientador devem sugerir 4 nomes que possuam o Título de Doutor.

No exame de qualificação o aluno será avaliado por uma banca examinadora composta por 3 membros. O tema da apresentação do aluno para a banca examinadora será o mesmo do seu projeto de pesquisa. Ao fazer sua inscrição para o exame, o aluno deverá entregar um material escrito sobre o seu tema na forma de um trabalho científico RESUMIDO contendo: 1) introdução, 2) justificativa para o estudo, 3) objetivos do estudo, 4) material e métodos, 5) o estágio atual do estudo, 6) referências. Esse texto deverá ser escrito em no máximo 5 folhas A4, utilizando fonte Arial 12, margens normais e espaçamento de 1,5 linhas. O aluno deverá entregar também o documento de aprovação do estudo no Comitê de Ética.

No dia do exame o aluno fará uma apresentação oral sobre o tema do seu projeto de pesquisa com duração máxima de 40 minutos. Espera-se que o aluno apresente: uma revisão atualizada sobre o tema principal em que se insere sua pesquisa, apresente a justificativa para a realização do seu trabalho, os objetivos do estudo e a metodologia empregada, além de descrever o estado atual de andamento do seu projeto, inclusive apresentando dados preliminares se já tiverem sido obtidos.

A banca examinadora deverá avaliar:

1. A qualidade da apresentação oral realizada pelo aluno
  2. O conhecimento do aluno sobre
    1. o tema principal da sua pesquis
    2. o seu projeto de pesquisa e os métodos a serem utilizado
    3. aspectos básicos de metodologia científica associados ao seu estudo

A banca terá até 120 minutos para fazer a arguição do aluno, no formato que os avaliadores acharem mais adequado.

Ao final da apresentação, cada membro da banca definirá se o aluno está ou não aprovado.

Será considerado aprovado no exame de qualificação o aluno que obtiver aprovação da maioria dos membros da comissão examinadora